segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Poema do dia_Chove

A segunda-feira amanheceu chovendo. Dormiu acalentada por uma leve cortina d’água que protegia a noite das bruxuleantes luzes da cidade, dando-lhe o leito necessário ao tranquilo repouso.
Aos primeiros sinais da claridade fui olhar a janela para saber como estava o tempo. Lembrei-me de um poema escrito há alguns anos, trazido pela sensação renovada das gotas que saltitavam no vidro.
O que me inspirou a escrevê-lo, na época, já é assunto encerrado, mas ficou a lembrança do dia, da musa-chuva que me levou a expressar aquele momento.

CHOVE
Jopin Pereira
14/09/2004

Chove!
Lágrimas de chuva choram no vidro de minha janela.
Escorrendo pela face da noite
em que se transformou a minha vida.
E, no seu lento caminhar,
descendo sobre a face
impressa em minha janela,
desenha um rosto.

Não mais que um contorno,
Apenas uma linha
que expressa a presença
de alguém que se foi,
mas continua presente,
marcando todos os meus momentos.

Difícil apagar tantas marcas,
de tudo que foi vivido,
pensado, sonhado.
Reconstruir a alma,
curar a dor do sentimento partido,
acreditar que é real a partida.
Ainda não sei bem,
mas uma parte minha se foi.

A linha se esgueira pela fria superfície
do vidro que transpira,
destacando-se das demais gotas
que saltitam em sua volta.
Parece que algumas gotas especiais se unem,
comandadas por uma mão imaginária,
que as vai unindo
para formar aquilo que vejo.
Ou que quero ver?
Será que só vejo?
Creio que sinto,
como se estivesse riscando-me a pele.

Delineia-se no vidro,
no rosto que ali surge
pintado pelas lágrimas da chuva,
uma história de vida,
um caminho trilhado.
Procuro entender,
por que a estrada estreitou;
em que ponto dessa estrada
a vida parou.

Razões de vida?
Escolhas?
Desencontros?
Incertezas?
O que?

O rosto finalmente se formou na janela.
É ela!
Desde o início eu já sabia.
Sempre esteve impresso em mim.

O Sol chegará.
Vai suceder a noite.
O que será do novo dia?
Quando choverá novamente para que eu possa revê-la?

3 comentários:

Neide disse...

Oi Primo
Que lindo!!!!
Vc é tão incrível, que até a introdução para apresentação do poema é bela.
Beijos
Neide

Anônimo disse...

Muito bom! Um pouco difícil de ler mas interessante!

Melzinhas disse...

Meu doce amigo, feliz ocm sua realização do Blog... Esta sua poesia é muito linda...e sei que é a sua predileta, só precisa movimentar mais este blog, sei que vc gosta de escrever...tem muitas guardadas... então ...mãos a obra!
Ah...a cor esta linda...mas o que ocmbina mais ocm você é o verde...
Quero ser convidada pelo menos 2 vezes na semana para ler sua alma... sabe que gosto de ler vc...
Um bju muito carinhoso...
Mel