quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Esclarecendo o perfil do Jopin

Meu perfil identifica a proposta de ser um "... escritor e poeta em estado de desformatação da ortodoxia..." Taí, estou em busca de desformatar a tal palavra que nomina um estado de vida que bloqueou por muito tempo a expansão dessa minha vocação e que, segundo o mestre Houaiss, tem a seguinte certidão de nascimento:
ortodoxia
Datação1789 cf. MS
1 Acepções
substantivo feminino
1 caráter ou condição de ortodoxo
1.1 conformidade absoluta com um certo padrão, norma ou dogma
2 Derivação: por extensão de sentido. interpretação, doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela Igreja; dogmatismo religioso Ex.: o. católica
3 Uso: informal, pejorativo. intolerância com relação ao que é novo e diferente
Etimologiaort(o)- + -doxia; f.hist. 1789 orthodoxia
Sinônimos: anuência, conformismo
Antônimos: heterodoxia

3 comentários:

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Pai, passei aqui pra te parabenizar pela iniciativa de expor seus escritos literários. Acho a idéia muito boa! Só espero que vc continue a postar seus textos e não pare mais. Pois mais importante que começar, é continuar mantendo viva a chama do escritor que existe em você. Vc tem bastante material já escrito, portanto, mãos à obra!!!

Blog do Jopin disse...

Valeu,meu filho.Obrigadaço! Não vou tremer mais..rs

ANA OLÍVIA disse...

Olá,

Oi, Zé

O Grupo Ciranda Mineira, inspirado no nosso Grupo Proseando na Rede,
recomeçou suas atividades hoje.
Fiquei super feliz, e se algum dia voce vier por aqui de novo e quiser participar, estaremos felizes em te-lo como nosso convidado especial.

Beijos,
Ana