quarta-feira, 24 de março de 2010

universo privado
jopin pereira
23mar10, 06:35

ah, esse sol!
que abusivamente traz o dia que não quero
e me espreita sorrateiro
pelos veios
da rota persiana de bambuzinho

não me afaga,
me afoga em líquida luz,
não me aflora nada,
me deflora a íris,
me asfixia em cálido ar,
me banha em suor,
revela sonhos noturnos
e clareia pesadelos
que quero escondidos

sua ciclotímica vida me sintoniza
em seu movimento,

cativo da luz e poder
de sua inevitável presença


quero o direito de optar por não tê-lo,
quando preciso da escuridão contínua,
do frio que me faça encolher
e recolher o meu ser
à escuridão do interior

hoje,
eu precisava de uma noite mais longa
que não me submetesse
ao pêndulo do relógio do universo

e, sem solução,
recorro ao verso
para construir um universo privado,
onde meu dia e minha noite
possam ter a duração imprecisa,
que hoje preciso,
para me encontrar

2 comentários:

Unknown disse...

Não se ausente a vida, ela está ai é sua... viva!
O passado se foi, nada se pode fazer para consertar ou remediar... O futuro sabe-se lá... Mas o presente, há esse é real, não deixe a noite crescer aos teus problemas, nem o dia se esvair as decepções, viva, viva com extremidade, como se fose o ultimo ar a respirar, deixe correr, planejar? Prá que? Assim veras que fica mais fácil encontrar o dia, perceber a luz do sol e viajar com brilho da lua iluminando teus sonhos!!!!!!
Amo o que escreve e sinto verasidade em tudo... Como se estivesse vivenciando.. Prabéns por deportar-nos seus extremos.
Bjks

Unknown disse...

Olá, Maria Rita! Apresento as minhas desculpas pelo intervalo de minha resposta, que pode parecer desatenção. Mas, eu estava num período de atividades no qual fiquei muito absorvido e me descuidei dos meus queridos visitantes.
Agradeço o seu comentário que é muito pertinente ao que escrevi. Um poema sempre - para mim - representa uma janela que se abre para a expressão de algum sentimento que não cabe e não se resolve lá dentro. Precisa sair. Expô-lo é como colocá-lo à vista, para que o enxergue melhor. Conseguir dar-lhe as cores e sons que ele merece e poder apreciar e refletir o que diz.
E, ao mesmo tempo, saber o que isso leva aos que o lêem. E, senti o quanto refletiu em você. Obrigado pela mensagem que brotou dele e que estendeu a vertente por onde me imiscui. Não retratei uma crise de pessimismo, mas uma declaração de busca desse espaço para me encontrar.
Não nego que me envaideci com as suas palavras que alimentaram o ego desse poeta..rs
Bijusss do Jopin