quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vladimir Vladimirovitch Maiakóvski, um de meus poetas favoritos, morreu há 80 anos

Vladimir Vladimirovitch Maiakóvski nasceu em 19 de julho (7 de julho no calendário juliano) de 1893 na Geórgia, então Império Russo. Bagdadi, sua cidade natal, chamou-se Maiakovski durante o período soviético. Após a morte do pai, em 1906, mudou-se com a família para Moscou. Em 1908, filiou-se ao partido bolchevique. Participou da elaboração do primeiro manifesto futurista russo e tornou-se uma das mais representativas figuras do movimento. São dessa fase os poemas "Oblako v shtanaj" (1915; "A nuvem de calças") e "Fleitapozvonotchnik" (1916; "A flauta de vértebras") de alta substância lírica.

Após a revolução de 1917, Maiakóvski colaborou com o governo na criação de lemas revolucionários. Depois de sustentar que "não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária", contribuiu para exaltar os valores da nova ordem política com uma obra poética em que usava, cada vez mais, recursos modernos como a sintaxe fonética e visual (em que as palavras se relacionam mais por suas equivalências sonoras e por sua localização gráfica na página do que por seus valores gramaticais), as rimas encadeadas ou a repetição de consoantes fortes com intenção percussiva. Entre os exemplos da poesia engajada que produziu nesse período estão os poemas "150.000.000" (1920), que tem como tema o confronto entre o mundo novo e o velho, e "Oktiabr" (1927, "Outubro"), em comemoração ao décimo aniversário da revolução.

O poeta escreveu várias peças teatrais, sempre ligadas a sua produção lírica, como Klop (1929; O percevejo) e Bania (1930; Os banhos), e também roteiros para cinema.

Empregou ainda, como meios de expressão, o desenho, a caricatura e o cartaz. Suas inovações estéticas, todavia, trouxeram-lhe um conflito crescente com as autoridades stalinistas, e Maiakóvski, depois de escrever um de seus melhores poemas, Vo Ves Golos (A plenos pulmões), suicidou-se em Moscou, em 14 de abril de 1930.

Fonte: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

A minha homenagem hoje, a esse poeta, traduz-se num poema que fiz em 19 de março de 2008, depois de ler “AMO_Comumente é assim” de Maiakóviski a Lila Brik, sua amada e musa.


Poema inspirador:

Amo_Comumente é assim

Vladimir Maikóviski


Cada um ao nascer

traz sua dose de amor,

mas os empregos,

o dinheiro,

tudo isso,

nos resseca o solo do coração.

Sobre o coração levamos o corpo,

sobre o corpo a camisa,

mas isto é pouco.

Alguém

imbecilmente

inventou os punhos

e sobre os peitos

fez correr o amido de engomar.

Quando velhos se arrependem.

A mulher se pinta.

O homem faz ginástica

pelo sistema Muller.

Mas é tarde.

A pele enche-se de rugas.

O amor floresce, floresce,

e depois desfolha.



Poema inspirado:

(Re)existência

Jopin Pereira

19.mar.2008 10:02


acordo e venho ao escritório.

viagem matinal sem sentido.

caminho ao léu pela casa,

na busca de encontrar

o meu dia.


olho o peixe,

no turvo aquário.

ali,

todo dia,

toda vida,

e sem saber

a que hora vai comer.

quando eu lembro?

coitado! nem escolher pode.

só vive na água

se sair,

morre!

não tem o que ler.

nem sabe o que é tevê.

que vida chata esse peixe tem!


e eu?

com tantas opções.

posso viver na

água, na terra, no ar,

comer o que quero,

quando quero

e ir aonde quero.

tantas as vidas em mim.

tantos eus,

que a cada dia encontro

e posso ser o que quiser.


que vida legal eu tenho!

mas isso é vida?

meu peixe, e

bichos em geral

já sabem o que são;

chegaram à perfeição

da evolução.

precisam buscar ser mais o que?

ou não foi isso que

Darwin descobriu

e preconizou?


eu não.

tantos “eu” em mim

e não os conheço.

não sou nenhum deles.

nem sei se serei.

que vida chata eu tenho!


já sei:

quero ser peixe.


Leia alguns poemas de Maikóviski.

Assista vídeo da GloboVídeo sobre "Há 80 anos morria ladimir Maiakóviski, o poeta da revolução".

2 comentários:

Anônimo disse...

AMEI..... JÁ SEI..... TAMBÉM "QUERO SER PEIXE"

Unknown disse...

Obrigado, Anônimo, o mar é imenso, há lugar para todos os que quiserem ser peixe.Abração do Jopin.