terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reticências

reticências e ...
Jopin Pereira
17ago09 19:e ...

reticências são meias palavras,
talvez até a mais...
uma frase...
um tratado...
só quem as utiliza sabe.

elas dizem
o que queremos dizer,
sem falar;
e o que queremos ouvir,
sem se escutar.

mas, há tantos outros sinais
que falam por nós.
e, por que não?

uma vírgula,
linda,
que parece uma piscada de olhos.

um ponto e vírgula, então?
já é um avanço:
ponto sobre a vírgula.

dois pontos:
tão simplórios
na sua união,
prometendo tantas coisas à frente.
parece casamento de igreja.

presenteie-se.
doe-se com muitas exclamações.
um símbolo fálico?
aproveite!!

e uma interrogação?
o que ela lê e diz?
quanta sensualidade!
curvas,
sinuosidades.
quem as há de seguir?

tremas...
hummm!
quem treme?
adoro tremer,
e recomendo:
- trema!
seria uma ordem ouvir?
- tremam!
- tremei!!

tantos sinais,
e nem são predomínios da gramática;
são da vida.
e nem precisamos tanto
saber dela (da gramática)
para percebê-las.

sinalize
nas reticências,
em vez do ponto final.
eu entenderei!

4 comentários:

Nicinha disse...

Olá Jopin!
O poeta ao escrever tem um entendimento maior de suas palavras. O que ele verdadeiremente quer transmitir e nós leitores interpretamos de forma as mais váriadas possiveis.Eu não leio para passar o tempo, eu gosto de refletir.Porque sempre extraiu algo, e isso também é com filmes. E essa poesia teve para mim um significado maior. Como corro o risco de falar muito, até porque apreciei o que li, finalizo o meu comentário com um ponto e vírgula, acho que essa pontuação me trás clareza, e é assim que gosto de enxergar a vida, com muita clareza.
Parabéns Amigo!

Bjs Nicinha

Blog do Jopin disse...

Olá, Nicinha! Esse poema nasceu de uma observação que ouvi de uma pessoa, ao dizer: - Hoje estou mais para reticências que para palavras...
Aquilo me chamou a atenção e, nasceu o poema. (seria mesmo um poema? rs... )
E ajustou-se perfeitamente a uma situação que estou vivendo...rs...
Todos nós temos as nossas reticências. E elas mostram mais do que as palavras que poderíamos dizer; falam pelo que escondem nesses tres pontinhos...
Deixemos que elas falem; sempre saberemos ler o que querem dizer.
E sempre acertaremos.
Bijusss do Jopin

Cibelle disse...

Adorei seus poemas!!! Me identifiquei com este principalmente, pois o nome do meu blog é "...". beijos...

Blog do Jopin disse...

Olá, Cibelle! Agradeço a visita e a referência elogiosa quanto aos poemas que escrevo. Fique à vontade para expressar o que sentir sobre os meus escritos. Assim aprendemos e crescemos. Esse três pontinhos dizem tanto! Muito mais do que se possa imaginar. E, parafraseando Shakespeare, ouso adaptar a sua famosa frase para:
"Há muito mais entre as reticências do que supõe a nossa vã filosofia.”
Bijusss do Jopin