domingo, 27 de setembro de 2009

Sempre sonhar...


Finalmente, no dia 21, após uma semana interditado devido à cirurgia da mão, comecei a assistir as aulas no curso de Letras da UERJ/FFP, campus São Gonçalo, turma do 2º semestre de 2009.
Eis que de repente, na quinta-feira, dia 24, fomos pegos de surpresa (claro que seria assim) para o trote.
Chuva fininha, tempo fechado, ninguém acreditando que seria naquele dia. E, não mais que de repente, foram chegando, disfarçando, dando a entender que a dinâmica de grupo que estava sendo conduzida para integração dos novos alunos era parte da aula e, ...tchan..tchan..tchan.. tchan!! Era o dia do trote mesmo!!!
Há coisas que não se explicam! Se faz, e nela se embute a explicação! Por que trote? Uns acham infantilidade, outros, comemoração, muitos, violência, alguns, invasão e desrespeito. É o trote, e é ele. É pegar ou largar! Uma instituição!
Não dava pra correr. Nem eu iria perder essa oportunidade rara na minha vida.
Vesti rapidamente a camisa branca recomendada para o dia, e deixei-me ser tela para os veteranos. No começo olhavam os meus cabelos grisalhos com certa “reverência” rs..., mas logo passaram e me ver como um “calouro” e me dar o tratamento “merecido” rs!
Só lamentei não estar com a câmera na bolsa, mas uma colega, (ah! as previdentes e pitonisas mulheres!) pôde fazer o registro desse momento único nas nossas vidas.
Curti de tudo. A fila do “elefantinho”, o desfile em bloco pela escola, o fazer reverência aos prédios para agradecer por estar ali, a matança de formigas “a grito” no gramado, a descida de “esquibunda” na rampa gramada, o receber todo tipo de esdrúxulas ordens dos mais antigos, o dar a cara, cabelo e o corpo a pintar, e toda uma relação de tarefas para calouros, elaborada pelos “vingativos” veteranos!
Graças à cirurgia da mão, livrei-me de fazer o “esquibunda” e ir à rua (estava chovendo) pedir dinheiro para a compra de cerveja para a comemoração ... muito justa! Mas contribui com algum dinheiro! Tive certo tratamento VIP (os 62 anos trazem alguma vantagem..rs), mas se estivesse bem da mão eu iria.
E assim aconteceu. Entre “calouros e veteranos”, todos se salvaram! Foi ótimo!
Bem, o espaço deste blog não é necessariamente para esse tipo de “reportagem”..rs.., mas os que o visitam hão de entender a minha empolgação e felicidade nesse momento de comemoração dessa vitória que quero compartilhar com todos.
Sei que chegar à universidade é apenas um começo. A estrada que se abre há que ser conquistada, desbravada e pavimentada, para que seja percorrida e sirva de caminho até onde me proponho a chegar. Quero e sei que vou chegar!!
Lacro esse momento com um poema de Mário Quintana:

DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!

6 comentários:

Cibelle disse...

Muito sucesso nessa sua nova fase de calouro, rsrsrs... Muito bom né, quando realizamos nossos sonhos e fazemos o que amamos. beijos...

Blog do Jopin disse...

Olá, Cibelle! Obrigado pelos votos de sucesso. Agora, é pé na estrada, pois ela é longa. Mas o destino, vale a pena! Bijus Jopin

Nicinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicinha disse...

Oi amigo!!
Quero está presente nessa formatura.
Estou feliz com sua nova caminhada...Os veteranos com certeza irá aprender muito com você.
Que bom ter curtido esse momento.
Felicidades na longa caminhada.
Bjs da amiga,
Nicinha

Blog do Jopin disse...

Olá, Nicinha, obrigado pela vista ao blog do agora não mais “calouro”, mas já 0,99% “veterano”.rs..
É, certamente trocaremos muitos aprendizados, eu passando para eles um pouco da minha experiência de vida, mas elas me ensinado muitas coisas novas.
Curtir esse momento foi ótimo. Quero compartilhá-lo com meus amigos e minha família.
A longa caminhada só está começando, e ter amigos como você só a torna mais fácil.
Toda distância, por mais longa que seja, sempre começa no primeiro passo. E esse está dado.
Bijusss do Jopin

Cairo Trindade disse...

jopin, estou curtindo muito. gosto do seu estilo. adorei a crônica do "calouro"! Dedique-se e seu blog vai ser um point. vlw? abs e aft.