quarta-feira, 22 de julho de 2009

Poema Renascimento


renascimento
jopin pereira
criação: 1 de junho de 2008 14:58:14
Ingá, Niterói.
revisão: 22 de julho de 2009 11:50
Barreto, Niterói

ontem,
antes de sair para caminhar,
olho pela minha janela
de um décimo andar,
e elas me chamam a emoção.

vejo, num relance,
as breves folhinhas secas
caindo sobre os táxis,
e sobre o anônimo leito da rua,
ainda banhadas
por um raio do sol
como um manto mortuário.

hoje,
volto à janela e
até as folhinhas restantes
se foram;
a chuva da madrugada
as lavou
e levou.

ao descer,
busco por seus epitáfios
no leito pétreo
do tapete asfáltico.
não precisaram deixar nada.
me falaram antes.
quando as vi caírem,
já estava dito.

uma delas dizia:
- vivi!
- encerrei minha missão
de te fazer sentir,
ao me ver morrer,
o renascer da tua emoção.

2 comentários:

Nicinha disse...

Que poema lindo Jopin!
Você poderia reunir vários deles em um livro.
Adoro a sua sensibilidade para com a natureza, você é o verdadeiro poeta.
Bjs Nicinha

Blog do Jopin disse...

Você, Nicinha, que convive pessoal e profissionalmente com a Natureza, também sabe enxergar o que ela sempre vem dizer com as suas atitudes. Basta se deixar levar, aprender enxergar e lê-las. O resultado é fantástico. Quanto a publicar os meus poemas, tenho um livro digital na Internet, “Reentrâncias”, http://www.melzinhas.com/biblioteca/, de poemas de uma outra safra, mas que merecem o registro do tempo em que foram feitos. Essa ano, publiquei na antologia “Hyper”, da Oficina de Literatura Cairo Trindade, meu mestre e guru, dois poemas. Ainda não estou preparado para publicar um livro só meu. Há muito a aprender e lapidar na minha expressão poética. Um dia ele chegará. Obrigado pelas palavras que me incentivam e me fazem feliz. Bijusss do Jopin